segunda-feira, 6 de abril de 2009

WEBJORNALISMO: A AUDIÊNCIA FRAGMENTADA

Comparar a web com a mídia impressa pode parecer uma tarefa incoerente em virtude dos poucos recursos do primeiro em relação à gama de ferramentas que a internet possibilita ao jornalismo produzido em ambiente virtual. Por esta razão, procuramos mostrar as mudanças sociais trazidas por essas novas tecnologias em relação a outras mídias como o rádio e a televisão, que mais se aproximam da multimidialidade da web. A televisão ainda mais pois já é capaz de aliar texto, imagem e som.

O material produzido pela televisão e pelo rádio dá ao ouvinte e telespectadores a sensação de conteúdo personalizado, uma vez que a programação diferenciada atinge a públicos até então considerados diversos.

A Web vem mostrar que é possível fragmentar ainda mais essa audiência. A possibilidade do leitor escolher no leque de opções aquilo que deseja clicar, ouvir, ler anula a uniformização da audiência. A televisão ainda possui audiência massificada, uma vez que a segmentação separa grupos, mas a palavra grupo nada mais é do que uma uniformidade disfarçada.

Esta sociedade que interage com a máquina a qualquer hora e em qualquer lugar é seduzida por informações rápidas, atualizadas em milésimos de segundos. O homem agora singular compartilha com os demais os mesmos desejos consumistas para não ser excluído da sociedade tecnológica, tão sedutora e necessária para o seu dia-dia.
(Egberto Siqueira e Sidiany Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário